Canon de Pachelbel,uma música linda que nos passa serenidade...

"Canon e Giga em Ré maior para três violinos e violoncelo" é o nome dessa linda e extraordinária música clássica,composta  pelo compositor de música barroca alemã: Johann Pachelbel.(Nascido em Nuremberg a 1 de Setembro de 1653 e morreu, aos 53 anos, no dia 3 de Março de 1706).

Ele escreveu a obra no ano de 1680,sendo posteriormente realizadas uma grande variedade de arranjos para diversos instrumentos e orquestras, tornando-se até música-tema para filmes. Ao contrário de seu compositor, a peça é hoje muito conhecida e muito executada em casamentos por sua doçura e suavidade.
O Canon é a música que mais variações e versões tem na história da música.

Eu achei versões maravilhosas!Deixo apenas seis, por aqui:




1-A popularização em grande escala começou com a publicação de duas gravações que continham a peça tocada, uma pela Orquestra de Câmara Jean-François Paillard e outra pela Orquestra de Câmara de Stuttgart, adaptada e dirigida por Karl Münchinger, que continua sendo considerada como uma das melhores gravações da música.
Eu concordo!!!



2-O Canon foi musicalmente adaptado pela primeira vez numa canção pop em 1968 pelo grupo espanhol Pop Tops, na canção "O Lord, Why Lord?", que apareceu nas paradas de sucessos do Estados Unidos e Holanda.



3-O canon é o tema principal do filme "Ordinary People"("Gente como a gente" aqui no Brasil, ganhador de quatro Oscars em 1980


4-Em 1984, a cantora e atriz japonesa Togawa Jun adaptou o Canon e pôs-lhe letra na canção "Mushi no Onna".


5-O grupo Banya fez uma versão rock do Canon chamada Canon-D (Part of the Memories #1)


6- Com a Orchestre philharmonique de Berlin:

Séculos se passaram, mas o Canon mantém a sua popularidade até os dias de hoje. O Canon escrito pelo compositor e organista alemão Johann Pachelbel atravessou fronteiras e ressuscitou em pleno século XX, mais precisamente a partir do início da década de 70. A obra influência muitas peças da música contemporânea, inspira bandas sonoras de filmes e é uma das mais tocadas nos casamentos. Tudo isso justifica a opinião dos especialistas ao afirmarem que o Canon de Pachelbel é uma das mais conhecidas obras instrumentais de todos os tempos.
Pachelbel foi um compositor prolífico. Sua música para órgão inclui 70 corais e 95 fugas para o Magnificat. Compôs considerável número de cantatas para a igreja luterana e sonatas para vários instrumentos, especialmente o violino. O respeitado organista manteve amizade com a família Bach. Exerceu influência nas obras do genial Johann Sebastian e foi professor de Johann Christoph, o filho mais velho do clã.